skip to Main Content
(61) 98208-6996 faleconosco@clinicatransformate.com

Altas Habilidades/Superdotação pode ser considerada como um transtorno de aprendizagem?

As Altas Habilidades/Superdotação não pode ser considerada como um transtorno de aprendizagem. Pessoas com AH/SD demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. É importante esclarecer que os transtornos de aprendizagem são patologias diagnosticadas por meio de critérios clínicos e laboratoriais; já AH/SD é um conceito psicológico, traduzido pelos comportamentos observáveis emitidos pelo individuo, do qual aponta domínio em uma ou mais áreas.

 

Portanto AH/SD difere dos transtornos de aprendizagem, porém existe a probabilidade de um indivíduo ser diagnosticado com uma síndrome e ainda apresentar nível intelectual superior à média, ou seja, uma dupla excepcionalidade. Para a realização da avaliação e o diagnóstico é importante buscar por uma equipe multidisciplinar: médicos; e psicólogos com especialização em neuropsicologia, e de preferência que também tenha especialização em AH/SD. Quanto ao trabalho do Neuropsicólogo, inicialmente o profissional irá realizar uma entrevista para definir os instrumentos necessários para a avaliação.

Para saber mais, leia o artigo: Contribuições da Neuropsicologia – Altas Habilidades/Superdotação. Lá você encontrará os fundamentos históricos dessa temática; os mitos envolvidos; e uma lista com os principais testes utilizados. Além de outras informações importantes deste tema.

Psicóloga. Jéssyca de Alcantara Galvão – CRP 01/20062

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top