skip to Main Content
(61) 98208-6996 faleconosco@clinicatransformate.com

Conheças as principais semelhanças e diferenças entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Transtorno de Asperger e Altas Habilidades Superdotação

   É importante compreender que no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH a agitação está presente na maioria das situações e ambientes que o indivíduo frequenta, já para àqueles com Altas Habilidades Superdotação – AH/SD somente em situações que não estejam atreladas a uma área de interesse, além de tarefas pouco desafiadoras, currículo escolar insuficiente e procedimentos não estimulantes de ensino-aprendizagem. Sendo assim, é importante atentar-se a frequência dos sintomas e as ocasiões em que acontecem.

   O mesmo fator ocorre entre o Transtorno de Asperger – TA e Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD, pois é possível verificar indicativos semelhantes, como a ausência de atrasos significativos na linguagem e desenvolvimento cognitivo, a presença de fluência verbal, precocidade em linguagem verbal e escrita, vocabulário sofisticado, linguagem sofisticada e formal, excelente memória, interesse restrito em determinadas áreas, e superior naquelas de maior interesse.

Em relação às divergências: O sujeito com AH/SD possui alto grau de curiosidade, atenção concentrada, o interesse por problemas filosóficos, morais, políticos, sociais, originalidade para resolver problemas e a criatividade. Já os indivíduos com TA também apresentam características únicas, como a dificuldade em se colocar no lugar do outro, a rigidez do pensamento, a seletividade exagerada, e limitações para discernir ficção da realidade, comprometimento persistente em interações sociais, e dificuldades para iniciar e manter uma conversa.

Portanto, é importante compreender as semelhanças e diferenças, pois o TDAH e o TA são patologias diagnosticadas por meio de critérios clínicos e laboratoriais; já AH/SD é um conceito psicológico, traduzido pelos comportamentos observáveis emitidos pelo individuo, do qual aponta domínio em uma ou mais áreas.

Elaborado por  Jéssyca Galvão, psicóloga e Pedagoga – Especialista em Neuropsicologia  e Avaliação psicológica.

Texto informativo, este não substitui um acompanhamento profissional realizado por um psicólogo.

Referências

ALVES, Rauni Jandé Roama; NAKANO, Tatiana de Cássia. A dupla-excepcionalidade: relações entre altas habilidades/superdotação com a síndrome de Asperger, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de aprendizagem. Rev. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 32, n. 99, p. 346-360,   2015 .

Hosda CBK, Camargo RG, Negrini T. Altas habilidades/superdotação e hiperatividade: possíveis relações que podem gerar alguns equívocos. In: IX Congresso Nacional de Educação (PUCPR). Anais do IX Congresso Nacional De Educação (PUCPR); 2009. p.4393-406.

Vieira, N., & Simon, K;. Diferenças e semelhanças na dupla necessidade educacional especial: altas habilidades/superdotação x Síndrome de Asperger. Revista Educação Especial, 25(43), 319-332, 2012.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top